STF aprova lista tríplice para Bolsonaro escolher novo ministro do TSE

Ministro nomeado em 2019 renunciou ao cargo por motivos de saúde

Da redação com Agência Brasil

STF aprova lista para escolha de novo ministro do TSE
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, nesta quarta-feira (04), uma lista tríplice com candidatos a uma vaga no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os nomes de três advogados serão enviados para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) possa escolher um para ser o substituto do ministro Carlos Mário Velloso Filho, que renunciou à vaga por motivos de saúde.

André Ramos Tavares, Fabrício Juliano Mendes Medeiros e Vera Lúcia Santana Araújo compõem a lista que será enviada para escolha do presidente da República. 

O TSE é o órgão do Poder Judiciário responsável por organizar as eleições e contabilizar os votos. O Tribunal é composto por sete ministros. Três deles são do STF. Dois, do Superior de Justiça (STJ), além de dois advogados com notório saber jurídico.

A Constituição assegura ao presidente da República nomear os dois advogados que compõem o TSE. Hoje, a Justiça Eleitoral é presidida pelo ministro do STF Edson Fachin. O ministro Alexandre de Moraes é vice.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.