O atraso de um pagamento hoje pode virar um não para um empréstimo amanhã. Além de empréstimos, ter o nome sujo na praça, como se diz popularmente quando se tem o CPF negativado, pode dificultar o acesso a crediários e cartões de crédito, por exemplo.
A negativação do CPF ocorre quando um consumidor ou cliente deixa de pagar por algum produto ou serviço e a empresa credora informa a sites de proteção de crédito sobre a inadimplência. O processo pode levar meses, mas é preciso ficar atento.
Geralmente, o consumidor recebe um aviso de que seu nome será incluído no cadastro de inadimplentes caso não quite a dívida num prazo pré-estabelecido. Caso você não tenha recebido nada, mas queira saber se tem alguma pendência, você pode consultar o seu CPF no Serasa e no SPC pela internet.
Serasa
A consulta pode ser feita gratuitamente pelo site ou aplicativo do Serasa, que está disponível tanto no Google Play quanto na App Store.
É preciso apenas fazer um cadastro simples e depois clicar em "Meu CPF". Você consegue ver se há restrições em seu nome, protestos em cartório, ações judiciais ou problemas na situação cadastral.
SPC
O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é uma empresa privada criada por associações comerciais e, assim como o Serasa, é bastante usado pelo comércio para a consulta de crédito do cliente.
O consumidor precisa pagar para ter acesso aos dados do SPC. Ao entrar no site ou no app do SPC (Google Play e Apple Store), clique em “consultar CPF” e escolha o plano que quer comprar.
O SPC tem o SPC Avisa, um serviço que emite um alerta, que pode ser enviado por e-mail ou SMS, sempre que seu CPF for incluído, excluído, consultado ou alterado na base de dados deles.
O que fazer se existir pendências no seu nome?
O primeiro passo é procurar o credor e tentar negociar um desconto. Caso precise de ajuda, o Serasa tem o Serasa Limpa Nome, plataforma que ajuda o consumidor a negociar a dívida pela internet. Segundo a empresa, o nome fica limpo cinco dias úteis após a quitação da dívida, caso não haja outras pendências.