O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (20) que vai distribuir água potável em locais de grande circulação na capital para atendimento a pessoas em situação de rua e ao público mais vulnerável a altas temperaturas e baixa umidade do ar, como idosos e crianças.
A medida vai valer até o próximo domingo (24) devido à onda de calor que atinge o país. Nas demais regiões do estado, o Palácio dos Bandeirantes informou que os sistemas locais de Defesa Civil poderão ser acionados para iniciativas similares.
A ação é promovida pela Defesa Civil de São Paulo e pela Sabesp em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Social e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.
O Centro Gerenciamento de Emergências (CGE) emitiu alerta climático com previsão de máxima de 37°C na cidade de São Paulo, estimativa recorde para este ano. Ao mesmo tempo, a umidade relativa do ar poderá ficar abaixo de 30% e causar prejuízos à saúde.
“Os agentes vão percorrer diversos pontos da capital onde há maior circulação de pessoas. A distribuição de água à população será feita entre 11h e 15h, período do dia em que a combinação entre o calor excessivo e a baixa umidade causam mais problemas e exigem mais hidratação”, disse o governo de São Paulo.
Veja os locais escolhidos pelo governo do estado para distribuição de água na capital paulista entre às 11h e 15h:
- Quarta-feira (20): Praça da Sé e no Theatro Municipal;
- Quinta-feira (21): Praça da República e Largo do Arouche;
- Sexta-feira (22): Pateo do Collegio e Praça do Patriarca;
- Sábado (23): Rua Santa Ifigênia e Rua Líbero Badaró;
- Domingo (24): Largo do Café e Largo São Bento.
Além de distribuir água envasada em copos descartáveis ficará disponível água potável em bebedouros, a população será orientada pela Defesa Civil com recomendações como manter hidratação constante, evitar a exposição direta ao sol nos horários mais críticos e umidificar ambientes fechados.
A onda de calor acontece em razão de uma grande massa de ar quente que atua no país.