A prefeitura de São Paulo começou a ampliação da Faixa Azul, via exclusiva para motocicletas, na Avenida dos Bandeirantes, em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a Via Marginal do Rio Pinheiros e o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, com extensão aproximada de 8,5 km (totalizando 17km).
O primeiro sentido a receber a Faixa Azul é sentido Marginal Pinheiros para o Complexo Maria Maluf. Após o término da implantação, sentido oposto receberá os trabalhos. O projeto-piloto, em caráter experimental por mais um ano, tem o objetivo de incluir outras análises como faixas de pedestres, túneis, cruzamentos semaforizados e outras variáveis.
A demarcação da via será entre as faixas 1 e 2 – usualmente utilizadas pelos motociclistas. A Avenida dos Bandeirantes tem um alto número de trânsito de motocicletas: 1.653 motos por hora no horário de pico, sentido bairro/Centro. O limite de velocidade da avenida é de 50 km/h.
Segundo a prefeitura, os acidentes com vítimas envolvendo motos entre 2018 e 2020 somam 144. O número de óbito é de 10 pessoas.
O Centro de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo ressalta que o uso da Faixa Azul não é obrigatório. O motociclista será orientado a utilizar em caso de trânsito lento.
A CET informou que haverá sinalização vertical por toda a via para alertar quanto aos limites de velocidade, cuidado e orientação ao mudar de faixa, além de mensagens educativas sobre o uso da seta, respeito aos limites de velocidade e a atenção aos sinais de trânsito e compartilhamento do espaço na avenida.