Um piloto arremeteu o avião no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, depois que um jatinho se aproximou da pista de pouso sem autorização. A manobra foi realizada a pedido da controladora de voo, evitando uma colisão. O jatinho cruzou a pista sem autorização.
O caso aconteceu na última quinta-feira (15). O avião da Gol, que tinha saído de Brasília, estava prestes a pousar na pista do aeroporto de Guarulhos quando a controladora de voo alertou: “gol número 434 arremeta, Gol número 434 arremeta”. O piloto da Gol confirma a orientação e procede com a manobra.
A arremetida é um procedimento padrão realizado quando o piloto precisa interromper o pouso, seja por condições meteorológicas (vento, chuva) ou por algum obstáculo na pista (pedras, animais ou até mesmo outro avião, como ocorreu neste caso). O piloto pode optar por arremeter mesmo depois de tocar o solo --a manobra é completamente segura.
Em nota, a empresa Gol informou que após o procedimento, a aeronave prosseguiu para o pouso, tocando o solo em segurança.
“A Gol esclarece que uma arremetida nada mais é do que descontinuar um procedimento de aproximação. Ela ocorre quando, após análise, o Comandante verifica que o pouso não pode seguir cumprindo todos os requisitos de Segurança ou por determinação da torre de controle do aeroporto, como neste caso”, disse a empresa.