SP antecipa campanha de vacinação contra a gripe para o próximo domingo, 27

Decisão do governo de São Paulo tem a ver com a antecipação da entrega das doses ao Ministério da Saúde pelo Butantan

Da redação com Maira Di Giaimo

Vacinação contra gripe vai priorizar idosos com mais de 80 anos Divulgação/Secretaria de Saúde de São Paulo
Vacinação contra gripe vai priorizar idosos com mais de 80 anos
Divulgação/Secretaria de Saúde de São Paulo

A vacinação contra a gripe foi antecipada para próximo domingo, 27, no estado de São Paulo. Na data, idosos acima de 80 anos poderão ser imunizados. As pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde receberão a aplicação a partir de 04 de abril. Confira o calendário completo no final da matéria!

A vacinação estava prevista para começar no dia 4 de abril, data do início da campanha nacional. Devido a entrega dos imunizantes pelo Instituto Butantan, a aplicação das doses será antecipada em uma semana.

“É fundamental que a população procure os postos de vacinação e se imunize contra a gripe. Esta antecipação permitirá que neste ano possamos proteger os idosos um pouco mais cedo, evitando complicações pela doença”, afirmou o governador João Doria.

A vacina do Butantan contra a influenza é trivalente e 100% nacional, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.

O Butantan antecipou, neste ano, as entregas da vacina da gripe para o Ministério da Saúde. Ao todo serão fornecidas 80 milhões de doses para a imunização em todo o Brasil.

A expectativa da campanha é vacinar 90% do público-alvo de mais de 16,6 milhões de pessoas, entre idosos, profissionais de saúde, professores, crianças, entre outros. O calendário é dividido por etapas, com prioridade para os idosos acima de 80 anos de idade.

Calendário de vacinação em São Paulo

  • 27 de março: idosos acima dos 80 anos;
  • 4 de abril: idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde;
  • 2 de maio: crianças acima de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes e puérperas;
  • 9 de maio: indígenas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades;
  • 16 de maio: forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

Também no dia 27, o governo de São Paulo promoverá um mutirão de vacinação contra a covid-19. Os postos funcionarão das 7h às 19h. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais