Notícias

“Sou favorável”, diz Lula sobre a entrada da Venezuela no Brics

Lula disse que, se houver um pedido oficial, a demanda será levada à reunião do Brics para que o bloco das economias emergentes decida

Por Édrian Santos

“Sou favorável”, diz Lula sobre a entrada da Venezuela no Brics
Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ser favorável à inserção da Venezuela ao Brics, bloco econômico composto pelas principais economias emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A declaração foi dada ao lado do presidente Nicolás Maduro, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (29), em Brasília.

“Têm várias propostas de outros países que querem entrar no Brics. Nós vamos discutir porque não depende da vontade do Brasil. Depende da vontade de todos. Se houver um pedido oficial, esse pedido será oficialmente levado para o Brics. Lá nós decidiremos. Se você perguntar a minha vontade, eu sou favorável”, disse Lula.

O tema pode ser discutido ainda neste ano, na próxima reunião do Brics com os chefes de Estado dos países-membros. O evento está previsto para ocorrer em agosto, na África do Sul, o primeiro com a participação de Lula depois de oito anos.

Maduro tem interesse

Integrar o Brics também é um desejo de Maduro, que destacou o potencial do bloco emergente na atração de outros países que buscam alternativas econômicas internacionais.

Queremos fazer parte do Brics, não de forma modesta, mas fazer parte do Brics e acompanhar a construção dessa nova arquitetura, dessa nova geopolítica mundial

Cúpula da Unasul

Maduro desembarcou no Brasil na noite do último domingo (28) para participar, na próxima terça-feira (30), da Cúpula da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), reunião promovida por Lula com a presença de todos os líderes da América do Sul, exceto a da presidente Dina Boluarte (Peru), devido a impedimentos constitucionais.

Por meio das redes sociais, Maduro agradeceu a recepção brasileira e afirmou que veio ao país para reforçar a união dos povos do continente sul-americano.

Agradeço a calorosa acolhida com que fomos recebidos em Brasília, capital da República Federativa do Brasil. Nas próximas horas estaremos desenvolvendo uma agenda diplomática que reforce a necessária união dos povos de nosso continente

1ª vez no Brasil desde 2015

Esta é a primeira vez que Maduro vem ao Brasil desde que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o proibiu de desembarcar no país, quando o governo brasileiro rompeu as relações com o venezuelano.

Já em dezembro de 2022, o próprio Bolsonaro revogou o decreto que impedia a entrada de membros do governo da Venezuela no Brasil. A última vez que Maduro esteve no país foi em 2015, na posse da então presidente Dilma Rousseff (PT).

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais