Sonda espacial da NASA chamada ‘Juno’ capturou um ponto verde no polo norte de Júpiter. Segundo informações divulgadas pela agência espacial, se trata de um brilho de um raio.
Na Terra, os raios se originam de nuvens de água, e são mais frequentes perto da Linha do Equador. Já em Júpiter, de acordo com a NASA, os relâmpagos também acontecem em nuvens contendo uma solução de amônia e água, e podem ser mais frequentes perto dos polos do planeta.
A imagem foi capturada em 30 de dezembro de 2020, quando a sonda espacial completou o 31º sobrevoo no planeta. No momento em que a foto foi obtida, ‘Juno’ estava cerca de 32.000 quilômetros acima do topo das nuvens de Júpiter.
A NASA divulgou que nos próximos meses, ‘Juno’ irá para mais perto de Júpiter, o que poderá fornecer mais oportunidades de a espaçonave capturar mais raios no planeta.
Lançada em 2011, a sonda espacial está mapeando os campos magnéticos e de gravidade de Júpiter, buscando entender melhor sobre a estrutura do interior do planeta.