Soldados israelenses são alvo de emboscada no norte de Gaza

Por Moises Rabinovici

Os israelenses caíram numa emboscada ao norte de Gaza, perdendo dez soldados e resgatando outros 21 feridos, quatro deles gravemente. Foi na kasbah do bairro de Shejaiya, um dos redutos mais fortemente fortificados do Hamas, que abrigava um mercado.

Toda a região Norte era dada como "sob controle", com combatentes do Hamas se rendendo. Assim pareceu ao grupo de quatro soldados que entraram num dos prédios sem nenhuma resistência. De repente, foram alvos de granadas e disparos de metralhadoras. O lugar estava minado de explosivos.

Um segundo grupo de soldados tentou chegar aos quatro iniciais. Como tinham perdido o contato com eles, iniciaram uma operação de emergência, para libertá-los caso estivessem capturados. Soldados entraram pelo norte e sul, enquanto outros ficaram de fora dando cobertura. Os soldados que encontraram os quatro mortos caíram na mesma armadilha. Dois deles morreram.

Num segundo prédio, o exército israelense e os terroristas do Hamas iniciaram uma intensa troca de tiros. E usaram um míssil portátil, lançado do ombro, e vários explosivos escondidos no interior para uma armadilha explodiram, destruindo o prédio. O comando israelense suspeita que tenha enfrentado esquadrões remanescentes do Hamas. Neste mesmo lugar, em outra batalha travada em 2014, Israel perdeu sete soldados que estavam num veículo blindado.

O tenente-coronel Salman Habaka tinha enfrentado uma batalha noturna em que se defendeu de uma emboscada. Pela manhã, ofereceu-se para extrair os soldados surpreendidos na kasbah. Ele é um dos mortos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.