Sobre o que tratam os livros recolhidos pelo governo de SC

Estado governado por bolsonarista determinou que nove obras fossem retiradas de circulação da rede pública. Maioria delas traz histórias de terror, mas também há livros sobre sexualidade e nazismo.

Por Deutsche Welle

O governo de Santa Catarina determinou nesta terça-feira (07/09) que nove livros fossem retirados de circulação em escolas públicas. A lista inclui obras famosas como Laranja Mecânica, de Anthony Burgess, que baseou o filme homônimo de Stanley Kubrick, e o romance de terror It: A Coisa, do premiado autor Stephen King.

O estado é governado por Jorginho Mello, do PL, um aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro. A determinação foi informada em ofício da secretaria de Educação, que acrescenta que os livros deveriam ser armazenados "em local não acessível à comunidade escolar", sem explicar o motivo da decisão. "Em breve enviaremos novas orientações", diz o documento.

Após a repercussão do caso, a secretaria de Educação de Santa Catarina informou em nota à imprensa que os livros não seriam proibidos, mas redistribuídos "buscando melhor adequar as obras literárias às faixas etárias das diferentes modalidades oferecidas na rede estadual de educação". Segundo o órgão, o objetivo seria evitar que crianças teriam acesso a livros que seriam inadequados para elas.

Veja quais livros foram recolhidos da rede pública de ensino em Santa Catarina e do que eles tratam:

A química entre nós, de Larry Young e Brian Alexander

A obra escrita por um neurocientista e professor de psiquatria e um jornalista busca explicar o que é a atração física, o desejo sexual e o amor, além de comportamentos como ciúmes e infidelidade, com base na neurociência.

Coração Satânico, de William Hjortsberg

Publicada pela primeira vez em 1978, o romance narra a história de um detetive particular contratado para encontrar um músico famoso que desapareceu após a Segunda Guerra Mundial. Nessa empreitada, o detetive se envolve com seguidores de magia negra e assassinos. O livro deu base a uma adaptação cinematográfica em 1987 de mesmo nome, com Mickey Rourke e Robert De Niro nos papéis principais.

Donnie Darko, de Richard Kelly

O livro traz o roteiro do filme homônimo lançado em 2001, que conta a história de um adolescente que escapa de um acidente durante um episódio de sonambulismo e passa a ter visões de um monstro com forma de coelho que relata a ele que o mundo acabará em 28 dias. Influenciado por essa figura, o adolescente passa a cometer atos de vandalismo, como inundar sua escola. A obra mistura ficção científica, terror, angústia adolescente e crítica social.

Ed & Lorraine Warren: demonologistas - arquivos sobrenaturais, de Gerald Brittle

Lançado pela primeira vez em 1980, o livro sobre paranormalidade conta a história de um famoso casal que se apresentava como exorcista e caçador de fantasmas, e que já havia inspirado filmes. A obra se propõe a relatar "carros reais" vividos pelo casal, envolvendo históricas de casas mal-assombradas e possessões demoníacas.

Exorcismo, de Thomas B. Allen

A obra, publicada pela primeira vez em 1993, conta uma história ocorrida em 1949, na qual um padre jesuíta e um exorcista afirmaram ter exorcizado um adolescente de 14 anos no estado americano de Maryland. O autor afirma que esse caso inspirou o livro que baseou o filme O Exorcista, de 1973, que se tornou um clássico do terror sobrenatural.

It: A coisa, de Stephen King

O romance de terror do aclamado autor americano foi lançado em 1986, e conta a história de sete crianças aterrorizadas por um monstro sobrenatural que se alimenta de crianças, e que aparece na forma de um palhaço. A obra foi adaptada para uma série de TV e um filme em duas partes.

Laranja Mecânica, de Anthony Burgess

O romance distópico publicado em 1962 é centrado na figura de um anti-herói que lidera uma gangue de delinquentes que promovem roubos e estupros, e acaba preso. Na cadeia, ele é submetido a um tratamento com o objetivo de controlar seus impulsos destrutivos. Após ser colocado em liberdade, ele sofre um ataque de uma de suas vítimas do passado. O livro deu origem a uma famosa adaptação cinematográfica de 1971, dirigida por Stanley Kubrick.

Os Treze Porquês, de Jay Ascher

O romance publicado em 2007 conta a história de um jovem que, ao voltar da escola em um dia, encontra um pacote com seu nome e várias fitas cassetes. Ao ouvir as gravações, ele nota que elas foram feitas por uma garota que havia cometido suicídio duas semanas antes, e narram treze motivos que a levaram a se matar. A obra inspirou uma série homônima lançada pela Netflix em 2017.

O Diário do Diabo: Os segredos de Alfred Rosenberg, o maior intelectual do nazismo, de Robert K. Wittman e David Kinney

A obra relata a história do desaparecimento e localização de um diário escrito por Alfred Rosenberg, um dos principais ideólogos nazistas e colaborador próximo de Adolf Hitler. Seu diário foi localizado no final da Segunda Guerra Mundial e examinado durante o Tribunal de Nurembergue, mas depois desapareceu. Wittman, um ex-agente do FBI especializado na recuperação de objetos históricos, participa dos esforços para localizá-lo. A obra traz o conteúdo do diário e a história de sua recuperação, contextualizados pelos autores.

bl (ots)

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.