Sobe para 368 mil o número de refugiados ucranianos, diz ONU

ONU estima que a invasão russa na Ucrânia possa gerar 5 milhões de refugiados

Da redação com BandNews TV

Refugiados ucranianos podem chegar a 5 milhões Viacheslav Ratynskyi/REUTERS
Refugiados ucranianos podem chegar a 5 milhões
Viacheslav Ratynskyi/REUTERS

A Agência da ONU para Refugiados destacou, neste domingo, 27, que o número de pessoas que deixaram a Ucrânia em fuga do conflito contra a Rússia subiu para 368 mil. Ontem, o número era 150 mil

As pessoas fogem, principalmente, para a Polônia, Hungria, Moldávia, Eslováquia e Romênia, países que fazem fronteira com a Ucrânia. Guardas poloneses dizem que 156 mil pessoas cruzaram a fronteira nos últimos dias.

A ONU estima que a invasão russa na Ucrânia possa gerar 5 milhões de refugiados, seguidos dos venezuelanos, Afeganistão, Sudão do Sul e Mianmar. A maioria tenta cruzar as fronteiras de países próximos. 

Este é um êxodo, principalmente, de mulheres e crianças. Homens de 18 a 60 anos foram convocados para defenderem a Ucrânia contra as forças russas. Ao contrário de outras crises de refugiados, a União Europeia recebe os ucranianos de braços abertos.

Ucranianos e russos devem conversar na fronteira

O ministro também comentou o encontro de representantes ucranianos e russos na fronteira com a Belarus, após comunicado divulgado neste domingo, 27. A confirmação ocorreu depois que Alexander Lukashenko, líder bielorrusso, falou com Zelensky por telefone nesta manhã.

Lukashenko assumiu a responsabilidade de garantir que todos os aviões, helicópteros e mísseis estacionados no território bielorrusso permaneçam no solo durante a viagem, as conversas e o retorno da delegação ucraniana.

A invasão

Na madrugada da última quinta-feira, 24, horário local, foram registradas as primeiras explosões da ofensiva russa contra o território ucraniano. Mais vídeos mostraram tropas de Moscou em Kiev. Neste sábado (26), o presidente Volodymyr Zelensky prometeu ficar na capital para incentivar uma resistência aos ataques.

O conflito acontece porque o Kremlin não quer a aproximação da Ucrânia com a aliança militar do Ocidente, representada pela Otan. Para o presidente Vladmir Putin, o ingresso daria permissão para os Estados Unidos estabelecer armamentos, inclusive mísseis, num país fronteiriço à Rússia, o que deixaria Moscou sob risco.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais