Sobe para 23 o número de mortes por dengue em São Paulo

Outros 127 óbitos são investigados por suspeita de relação com a doença

Da redação

Sobe para 23 o número de mortes por dengue em São Paulo
Dengue já matou 23 pessoas em SP
Reprodução/Freepik

Subiu para 23 o número de mortos por dengue no estado de São Paulo desde o início deste ano. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde nesta quinta-feira (29). 

Outros 127 óbitos estão em investigação por suspeita de relação com a doença. A secretaria já confirmou 117 mil casos nas cidades paulistas. 

A vacinação contra a dengue começou em 20 de fevereiro em 11 municípios da Grande São Paulo, entre eles Guarulhos, Mogi das Cruzes e Suzano. Esses locais estão entre os 500 selecionados no país pelo Ministério da Saúde para receber a vacina. Na imunização, as doses serão aplicadas em crianças entre 10 e 14 anos.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da dengue são febre, dor muscular, dor de cabeça, náusea e dor nas costas.

Segundo a Secretaria da Saúde do estado, a tendência é de aumento das ocorrências da doença. “Trabalhamos, sim, com o aumento do número de casos. Se olharmos para as nossas fronteiras [divisas] – Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná –, eles também têm incidência bastante alta de casos”, disse a coordenadora de Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças, Regiane de Paula.

“Sabemos que, frente a esse calor excessivo, as chuvas excessivas, o efeito até do El Niño, devemos ter aí um aumento do número de casos”, explicou. 

Recomendações

Entre as recomendações gerais para eliminação dos criadouros do mosquito que transmite a dengue, a secretaria listou a eliminação de pratos de plantas ou o uso de um prato justo ao vaso, que não permita acúmulo de água; o descarte de pneus usados em postos de coleta da prefeitura; a retirada dos quintais de objetos como potes e garrafas, que acumulam água; verificação de possíveis vazamentos em qualquer fonte de água; tampar ralos; manter o vaso sanitário sempre fechado; identificar sinais de umidade em calhas e lajes; verificar a presença de organismos vivos na água de piscinas ou fontes ornamentais.
 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais