Site de carta pela democracia sofre mais de 1,5 mil ataques hackers

Documento com mais de 160 mil assinaturas faz homenagem aos 45 anos da "Carta aos Brasileiros"

Da Redação, com Mônica Bérgamo

Primeira página do documento em defesa da democracia e do Estado de direito
Reprodução

O site Estado de Direito Sempre!, que coleta assinaturas para a "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito", já sofreu mais de 1.500 tentativas de ataques hackers desde terça-feira (26), quando foi aberto ao público. A apuração é da colunista Mônica Bergamo, da rádio BandNews FM

Considerado uma resposta às ameaças golpistas do presidente Jair Bolsonaro (PL), o texto defende os tribunais superiores, as eleições e a democracia.

O documento faz uma homenagem aos 45 anos da "Carta aos Brasileiros", lida na Faculdade de Direito no ano de 1977. Professores e ex-alunos da universidade estão empenhados na coleta das assinaturas, com apoio de entidades da sociedade civil como o grupo Prerrogativas.

A plataforma que hospeda a carta já havia recebido mais de 4,5 milhões de acessos e soma mais de 160 mil assinaturas nesta quinta-feira (28). Entre os signatários estão os ex-ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa e Nelson Jobim, além de juristas, personalidades e banqueiros como Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles.

Além dos ataques que tentam tirar o site do ar, detratores têm usado xingamentos e nomes falsos para tentar tumultuar a lista de signatários.

Bolsonaro 

Nessa quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro desdenhou da iniciativa. “Vivemos em um país democrático, defendemos a democracia. Não precisamos de nenhuma cartinha para falar que defendemos a democracia, que queremos cada vez mais cumprir e respeitar a Constituição”, afirmou o presidente. Não precisamos, então, de apoio ou sinalização de quem quer que seja para mostrar que o nosso caminho é a democracia, é a liberdade, é o respeito à Constituição”, afirmou Bolsonaro.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.