Site afirma que São Paulo tem a pior qualidade do ar do mundo nesta segunda-feira (09)

A cidade de São Paulo é a única localidade brasileira incluída no ranking

Da redação

Sol alaranjado em São Paulo por conta da fumaça das queimadas
Sol alaranjado em São Paulo por conta da fumaça das queimadas (Foto: Letícia Maria)

Um ranking internacional mantido pela empresa suíça IQ Air aponta a cidade de São Paulo está com a pior qualidade do ar do mundo na manhã desta segunda-feira (09). O site classifica a capital paulista como a pior em “major cities”.

A classificação leva em conta 121 cidades do planeta. Às 12h15 de hoje, a capital paulista tinha 158 unidades do índice de qualidade de ar. Em segundo lugar está Lahore, no Paquistão, e em terceiro, Kinshasa, capital da República Democrática do Congo.

A cidade de São Paulo é a única localidade brasileira incluída no ranking.

No Brasil, outras capitais que não são metrópoles têm índices ainda piores. Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) estão no topo do ranking nacional, com índices de 249 AQI e 223 AQI respectivamente. Nas cidades, a qualidade do ar é considera pelo IQAir como “muito insalubre”.

Fumaça pelo Brasil

Pelo Brasil a situação não é diferente. A fumaça das queimadas que castigam o país jogou a qualidade do ar lá embaixo em estados das regiões norte, centro-oeste, sudeste e no sul. Os focos de incêndio têm batido recorde neste ano em regiões como a Amazônia, o Pantanal e o Sudeste. 

Baixa umidade

O Instituto Nacional de Meteorologia colocou 15 estados em alerta para a baixa umidade. A qualidade do ar fica mais comprometida, principalmente, no Mato Grosso e Goiás. A secura favorece as queimadas e é uma preocupação a mais para os brigadistas que atuam no combate às chamas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.