O prazo para inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2023 começa em 19 de junho e vai até dia 23 de junho. Para participar, é necessário acessar o Portal Acesso Único do Ministério da Educação (MEC). O resultado será divulgado em 27 de junho.
Sisu é o programa do MEC que reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a maioria delas ofertada por instituições federais - universidades e institutos.
As vagas são abertas semestralmente por meio de um sistema informatizado que executa a seleção dos estudantes com base na nota do Enem, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos. Para isso, o candidato não pode ter tirado zero na redação.
O estudante escolhe até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições, sendo que a inscrição válida será a última registrada no sistema. Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. Para isso, é preciso manifestar interesse em participar da lista.
Cronograma
Inscrições – 19 a 22 de junho
Resultado – 27 de junho
Matrícula dos selecionados – 29 de junho a 4 de julho
Lista de espera – 27 de junho a 4 de julho
Divulgação da lista de espera – 7 de julho
Convocação por meio da lista de espera – a partir de 10 de julho
Como se inscrever no Sisu?
- Acesse diretamente a página do Sisu no Portal Único do MEC;
- Na página, clique em Fazer Inscrição. Na próxima tela clique em "Entrar com Gov.Br ou fazer cadastro";
- Confirme ou atualize seus dados de contato;
- Na tela "Minha Inscrição", você pode escolher até duas opções de curso. Clique em "Fazer inscrição na 1ª opção";
- Pesquise as vagas que estão sendo oferecidas;
- Clique no curso e leia atentamente as modalidades disponíveis. Depois de selecionar uma opção, clique em "Escolher esta modalidade" para continuar;
- Se escolher uma ação afirmativa - como vagas destinadas a alunos de escolas públicas - você vai precisar apresentar documentos que comprovem na matrícula, caso seja selecionado. Fique atento a isso;
- Confira os dados do curso, da modalidade de vaga escolhida, da documentação para matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”;