Shinzo Abe, vítima de atentado, vestiu roupa do Mario Bros na Olimpíada do Rio

Shinzo Abe, ex-primeiro-ministro do Japão, foi assassinado nesta sexta-feira (08) em atentado durante comício

Por Édrian Santos

Shinzo Abe se vestiu de Super Mário Bros no Rio de Janeiro Divulgação/COI
Shinzo Abe se vestiu de Super Mário Bros no Rio de Janeiro
Divulgação/COI

O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, assassinado nesta sexta-feira (08), marcou o encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, quando se fantasiou de Mario Bros para anunciar que o próximo ciclo olímpico seria em Tóquio.

Sob milhares de aplausos, o governante japonês surpreendeu ao acenar com o chapéu de um dos principais personagens de games do mundo, criado no Japão. 

Vídeo: Shinzo Abe se veste de Mario Bros

O Mario é famoso por ser um herói encanador, que passar por diversas aventuras em cada fase do jogo. Assim como personagem, Abe surgiu de um cano gigante para convidar o mundo, diretamente do Estádio do Maracanã, para assistir aos Jogos Tokyo 2020, que, na verdade, ocorreram em 2021 devido à pandemia. 

Atentado contra Shinzo Abe

Na manhã do dia 8 de julho, horário de Brasília, Shinzo Abe morreu após ser alvo de um disparo. O principal suspeito é um ex-militar da Marinha do Japão, contido imediatamente por pessoas que assistiam ao comício em que o ex-premiê discursava. 

Segundo a polícia, o suspeito se chama Tetsuya Yamagami e tem cerca de 40 anos. Ele teria usado um “equipamento semelhante a uma arma”, espécie de espingarda artesanal.

Shinzo Abe, de 67 anos, foi primeiro-ministro do Japão entre 2006 e 2007, e mais tarde, entre 2012 e 2020. O comício ocorria antes das eleições para o Senado japonês, marcadas para o domingo (10).

Possível motivação

O homem suspeito de atirar disse à polícia que estava descontente com o ex-primeiro-ministro e que pretendia matá-lo, segundo a emissora nacional pública NHK, em citação à polícia.

“Qualquer que seja o motivo [do ataque], um ato bárbaro como este não pode ser tolerado e nós condenamos com firmeza", disse o secretário-chefe do gabinete japonês, Hirokazu Matsuno.

Vídeo do ataque

Imagens da emissora NHK mostram o que seria a arma utilizada no ataque, definida como algo aparentemente artesanal pelas autoridades. Um vídeo mostra o momento que Abe é atingido e quando ocorre a prisão do suspeito. 

Segundo a NHK, o primeiro disparo fez apenas fumaça, enquanto o segundo atingiu o ex-premiê.

Quem era Shinzo Abe

Shinzo Abe Foi o primeiro-ministro com mais tempo no poder no Japão. Ele ultrapassou o próprio avô, Nobusuke Kishi, que ocupou o cargo entre 1957 e 1960, também vítima de uma tentativa de assassinato, ataque a faca, mas sobreviveu. 

A morte de Abe foi o primeiro assassinato de um ex-primeiro-ministro japonês desde os dias do militarismo pré-guerra na década de 1930.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais