O cantor Seu Jorge usou as redes sociais para falar sobre o ataque racista que sofreu em Porto Alegre, na última sexta-feira (14), durante uma apresentação privada no clube Grêmio Náutico União. Em um vídeo de nove minutos, o artista destaca que dedica sua vida a combater o racismo e que cobrará das autoridades a punição de racistas presentes no evento.
Ele também salienta o apreço que tem pelo povo gaúcho, destacando nomes como Elis Regina, Luiz Fernando Veríssimo, entre outros. O artista conta como aconteceram os ataques racistas proferidos no clube Grêmio Náutico União.
“Quando eu cheguei atrás do palco, eu começo a escutar muitas vaias e xingamentos. Logo, por conta disso, eu percebi que não seria possível voltar para fazer o famoso bis. Mas retornei ao palco e de maneira respeitosa, agradeci a presença de todos, me despedi do público presente e me retirei do show”, conta o artista.
Segundo o cantor, ele não reconheceu a cidade que aprendeu a amar e respeitar. “Na verdade, o que eu presenciei foi muito ódio gratuito e muita grosseria racista”, completa Jorge
Seu Jorge também afirma que o episódio trará ainda mais força no combate ao racismo. Na fala do cantor, ele destaca que a lei serve para ser cumprida e que cobrará providências das autoridades. “Ao povo negro do Rio Grande do Sul e de toda a região do Sul, estaremos na luta juntos e denunciando e combatendo todo tipo de tipificação da nossa gente e respondendo com excelência, preparo, coragem, sabedoria e diplomacia”.
Durante seu manifesto, o artista diz que jamais se curvará ao racismo e a intolerância, seja ela qual for. “Não cederemos um milímetro ao ódio e cobraremos das autoridades que a justiça prevaleça e os criminosos sejam devidamente punidos”, completa.
Em nota assinada pelo presidente da instituição, Paulo José Kolberg Bing, o clube Grêmio Náutico União diz estar apurando o caso internamente e que repudia qualquer tipo de descriminação.
Seu Jorge termina o vídeo com uma citação do grupo de rap brasileiro Racionais MC’s.
“Amo minha raça, luto pela cor, o e que quer que eu faça, é por nós e por amor”