A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (16), um requerimento para que o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, compareça à Casa para explicar a nova política de preços anunciada pela estatal.
Nesta manhã, a Petrobras informou que encerrou a obrigatoriedade do reajuste dos preços da gasolina e do diesel com base na paridade de importação, como ocorria desde 2016.
“Nenhuma empresa pode funcionar a base de preços excessivos, que arrocham o consumidor, muito menos com preços subdimensionados que destroem a empresa. Então, queremos confirmar que a intenção da Petrobras é funcionar como uma empresa eficiente e qualificada”, disse o senador Alessandro Vieira, autor do requerimento.
A Petrobras também informou que os reajustes continuarão, mas sem periodicidade definida. Isso evitará o repasse dos preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio. Na prática, os preços não serão calculados, de forma obrigatória, com base na variação do dólar.
Duas frentes na política de preços
De acordo com a Petrobras, a nova estratégia terá duas frentes responsáveis em dar mais competitividade aos preços dos combustíveis:
- o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação, o que contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos; e
- o valor marginal para a Petrobras, baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia, dentre elas a produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino.
“Nosso modelo vai considerar a participação da Petrobras e o preço competitivo em cada mercado e região, a otimização dos nossos ativos de refino e a rentabilidade de maneira sustentável”, declarou o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser.
Sustentabilidade financeira e previsibilidade
A companhia explica que precificação competitiva também mantém um patamar que garante a realização de investimentos previstos no planejamento estratégico, de maneira a se compromissar com a geração de valor e sustentabilidade financeira de longo prazo.
A Petrobras considera que a atuação anunciada está equilíbrio com o mercado e que isso entrega aos clientes maior previsibilidade por meio da contenção de picos súbitos de volatilidade.