Mesmo sem a confirmação de que as festas do Carnaval 2022 estão liberadas, a prefeitura de São Paulo divulgou neste sábado (27) a primeira lista com a aprovação de 440 blocos para no Carnaval de Rua de 2022.
A realização os eventos depende das autorizações dos órgãos de Saúde que avaliam o cenário epidemiológico da pandemia da Covid-19. Em entrevista ao programa Olhar de Repórter, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmuo que a discussão sobre a realização do Carnaval neste momento é “prematura”.
"Esse momento é prematuro dizer que vai ou não vai ter Carnaval. Todas as ações da Prefeitura são feitos são baseadas nos estudos da Secretaria de Saúde, e como vai ser só no final de fevereiro, a gente vai ter uma confirmação da segurança se pode acontecer ou não até lá", disse Nunes.
Nesta semana, mais de 70 cidades do estado de São Paulo anunciaram o cancelamento do Carnaval de rua em 2022, entre elas está São Luiz do Paraitinga, que realiza uma das festas mais tradicionais do estado.
Entre as capitais com festas mais tradicionais, apenas o Rio de Janeiro confirmou o Carnaval de 2022. Além de São Paulo, as prefeituras de Recife, Olinda e Salvador ainda não decidiram se vai ter Carnaval no ano que vem.
A prefeitura de São Paulo recebeu 867 inscrições para desfiles, o segundo maior número de solicitações na história da capital, e 440 blocos foram aprovados.
Em nota, mesmo sem confirmar a realização da festa, a prefeitura de São Paulo afirma que "a expectativa é que a cidade receba cerca de 18 milhões de foliões no período pré, durante e pós carnaval, que serão entre os dias 19 de fevereiro e 6 de março."