O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, fará uma viagem oficial ao Brasil na próxima semana e deve se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília, anunciou o governo americano nesta sexta-feira (16).
Além de Brasília, Antony Blinken visitará o Rio de Janeiro e Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 20 e 23 de fevereiro.
Os Estados Unidos informaram que Blinken e Lula devem discutir questões bilaterais e globais. Além disso, o secretário americano enfatizará o apoio dos EUA à presidência brasileira no G20 e à realização da Reunião de Ministros das Relações Exteriores do G20 no Rio de Janeiro, à Parceria EUA-Brasil pelos Direitos dos Trabalhadores, à cooperação na transição para energia limpa e às comemorações do bicentenário das relações diplomáticas entre os dois países.
“Blinken participará da reunião de Ministros dos Negócios Estrangeiros do G20 para envolver os líderes mundiais para aumentar a paz e a estabilidade, promover a inclusão social, reduzir a desigualdade, acabar com a fome, combater a crise climática, promover a transição para energias limpas e o desenvolvimento sustentável. e tornar a governação global mais eficaz”, declarou o governo americano em comunicado.
Em Buenos Aires, Blinken irá se reunir com o presidente argentino Javier Milei, para discutir questões bilaterais e globais, incluindo o crescimento económico sustentável, o compromisso com os direitos humanos e a governação democrática e o reforço do comércio e do investimento que beneficia ambos os países.