O ministro Carlos França, das Relações Exteriores, recebeu uma ligação do secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, ocasião em que ambos trataram sobre a invasão russa contra a Ucrânia. Uma nota divulgada pela pasta informou que a conversa visava “encerrar as operações militares em curso” e “restaurar a paz”.
“Os ministros discutiram o que é possível fazer para encerrar as operações militares em curso, restaurar a paz e impedir que a população civil continue a sofrer as consequências do conflito”, informou o ministério na nota.
Na manhã desta sexta-feira, 25, França recebeu a ligação de Blinken para falarem da “grave crise de segurança na Ucrânia” e sobre como podem abordar o tema na próxima reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), iniciada na noite de hoje, horário de Brasília.
Espera-se que, na reunião, a delegação norte-americana coloque em votação uma resolução que condene o ataque militar russo contra a Ucrânia. A aprovação do documento depende do voto favorável de ao menos nove dos 15 países que integram o Conselho de Segurança, atualmente, presidido pela Rússia.