O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o Comitê de Política Monetária (Copom) pode aumentar a taxa de juros para combater a inflação. A declaração foi feita durante audiência na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados.
"Em relação à possibilidade de subir os juros, ontem teve duas falas de diretores apontados por esse governo [do presidente Lula] que vão fazer o que tiver que fazer para a inflação atingir a meta. E, se tiver de subir os juros, é isso que vai ser feito", afimou.
A possibilidade já havia sido divulgada na semana passada, por meio da ata da última reunião do Copom. O juro básico da economia está em 10,5% ao ano, após duas manutenções pelo BC, no menor nível em dois anos e meio.
Atualmente, o presidente do Banco Central é alvo de uma série de ataques do presidente Lula. O mandatário afirmou que governa com o "presidente do Bolsonaro" no comando do BC. O petista já afirmou que Campos Neto tem um "viés político" e que não deveria dirigir a instituição.