Algumas das primeiras imagens de satélite realizadas após a erupção do vulcão de Tonga e o tsunami que atingiu as ilhas do arquipélago começaram a mostrar o impacto da destruição. Pelo menos três pessoas morreram.
É possível ver áreas cobertas por cinzas e outros danos provocados pela enorme erupção vulcânica submarina e pelo tsunami que atingiu a nação do Pacífico no sábado. Algumas construções chegaram a desmoronar, e há áreas alagadas.
A erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha'apai, a 65 km ao norte da capital de Tonga, é considerada o maior evento vulcânico em 30 anos na região.
Vídeos e fotografias iniciais da onda do tsunami chegaram a ser postados nas redes sociais, mas foram seguidos de silêncio depois que o principal cabo de comunicação com a ilha foi danificado. As comunicações de Tonga têm sido extremamente limitadas nos dias que se seguiram.
A internet, a luz e os sistemas de telecomunicações foram cortados na ilha e ainda não é possível dimensionar totalmente o tamanho dos estragos .
Vídeo: Tsunami provocado por vulcão em Tonga já deixou três mortos
Antes do corte da internet, moradores postaram vídeos em redes sociais mostrando a água invadindo o arquipélago e a destruição provocada pela força das águas. Carros tentavam fugir das ondas que tomaram as ruas dos locais mais baixos da ilha. Não foram relatadas mortes até o momento.
As imagens mostram que até mesmo a pista do aeroporto de Nuku’alofa, atingida pelas cinzas, precisa ser limpa e liberada antes que aviões possam aterrissar com assistência humanitária possa pousar.
Ajuda dos países da Oceania
Autoridades da Austrália e da Nova Zelândia se comprometeram a enviar ajuda para o arquipélago de Tonga, atingido no sábado (15) por um tsunami provocado após a erupção de um vulcão subterrâneo a 65 quilômetros da costa da pequena nação do Pacífico.
Segundo as primeiras informações, a ilha está coberta por um fuligem cinza e até 80 mil dos 100 mil habitantes foram atingidos pela estragos. Tonga é uma nação polinésia com mais de 170 ilhas no Pacífico Sul.
A força das águas atingiu os Estados Unidos, Canadá e Peru, que registrou duas mortes na praia de Lambayeque. Barcos de pescas foram virados e a Marinha peruana determinou o fechamento temporário de 20 portos no país.