As chuvas têm causado grandes transtornos em São Paulo nos últimos dias, inclusive mais de 20 mortes, e não deve dar trégua no mês de fevereiro. O fenômeno La Niña atrairá mais água para o estado. Mas outras regiões castigadas por temporais recentemente devem ter um alívio, inclusive Minas Gerais. As informações são do Climatempo.
Onde vai chover mais em fevereiro
Apesar do Rio Grande do Sul ter menos chuva que a média, Paraná e Santa Catarina terão tempestades acima da média. E essas águas chegarão até São Paulo também, principalmente no sul do estado.
Em Minas Gerais a quantidade deve ficar dentro da média. Apenas a região nordeste do estado corre risco de ter água levemente acima da média.
A Região Norte também corre risco de sofrer com tempestades, principalmente nas áreas do noroeste do Pará, norte do Amapá, norte do Amazonas e também no estado do Acre.
A Região Nordeste deve sofrer menos com chuvas, principalmente no Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte e Alagoas.
Temperaturas em fevereiro
Os maiores desvios de temperatura devem acontecer na Região Sul e em São Paulo, com cerca de 2ºC.
Na maioria dos estados o clima deve ficar igual a média: Minas Gerais e as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste devem ter poucos desvios da temperatura comum.
Por outro lado, o clima deve ficar um pouco mais frio no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.