São Paulo tem bairro em cratera de meteoro, cachoeiras e visão 360°da cidade

Capital paulista é muito mais do que uma simples metrópole e tem muita cultura e diversão em meio a natureza

Por Bruno Soares

Cruzamento das avenidas São João e Ipiranga, no centro de São Paulo
Edson Lopes Júnior/Prefeitura de São Paulo

A cidade de São Paulo completa 469 anos no próximo dia 25 de janeiro. E quem chega na maior metrópole do país, a impressão é de uma selva de pedra, com muitos prédios, trânsito barulhento e movimento intenso de pessoas nas ruas.

Mas quem conhece São Paulo de verdade sabe que a cidade é muito mais do que só uma grande metrópole e que ela esconde histórias interessantes e muitas surpresas.

Cratera de Colônia

Reprodução/ Agência Fapesp

São Paulo tem um bairro inteiro construído dentro de uma cratera. Vargem Grande fica dentro da chamada de cratera de Colônia, na região de Parelheiros, no extremo sul da capital paulista. A cratera foi descoberta nos anos 60 através de imagens aéreas. 

Segundo a prefeitura de São Paulo, a cratera possui uma área de 3,6 km de diâmetro, criada pelo impacto de um corpo celeste que se chocou contra o solo milhões de anos atrás.

Cachoeiras em Parelheiros

A capital paulista possui três cachoeiras no extremo sul com diversas opções para quem quer só passar o dia com a família, praticar esportes radicais ou até mesmo acampar.

A Cachoeira do Jamil fica na região de Parelheiros dentro de uma propriedade privada. Para chegar lá, é só pegar um ônibus dentro do terminal Parelheiros com destino ao bairro Barragem. Depois é preciso fazer uma caminhada de cerca de 10 quilômetros até o local, que tem uma taxa de entrada. Também é possível acampar lá.

Reprodução/SelvaSP

Outra cachoeira é a do Marsilac, também no extremo sul de São Paulo. O local fica dentro da área de proteção ambiental APA Capivari Monos, na Terra Indígena Tenonde Porã, e tem infraestrutura com banheiros e lanchonete, além de esportes como tirolesa, trekking e boia cross. A cachoeira é formada pelo rio Capivari. Seu acesso principal é realizado por uma propriedade particular.

A Cachoeira do Sagui também fica dentro de uma propriedade privada. O acesso é feito por uma trilha de 1,2 quilômetros. 

Pico do Jaraguá

Localizado na zona norte de São Paulo, o Pico do Jaraguá fica dentro do Parque Estadual do Jaraguá. O local é considerado o ponto mais alto da cidade, com 1.135 metros de altitude, o que proporciona uma visão em 360 graus da capital. De lá é possível observar as rodovias Anhanguera, Bandeirantes e a Serra do Mar.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.