São Paulo já teve rinoceronte como candidato a vereador; entenda

Cidade completa 470 anos nesta quinta-feira e coleciona histórias curiosas

Emanuele Braga

RInoceronte Cacareco
Divulgação/Alesp

A cidade de São Paulo completa 470 anos nesta quinta-feira (25). E esse quase meio milénio é recheado de histórias curiosas e diferentes que moldaram a maior metrópole do Brasil, mas uma delas chamou atenção.

Em 1959, eleitores de São Paulo votaram em um rinoceronte para o cargo de vereador nas eleições municipais. A candidatura do animal, chamado de Cacareco, foi uma iniciativa do jornalista Itaboraí Martins, em 1958.

Tudo começou em 1957, quando o então governador de São Paulo, Jânio Quadros, decidiu criar um zoológico na cidade. Como atração, o governo pediu ao prefeito do Distrito Federal, Francisco de Sá, o empréstimo de um rinoceronte. Por coincidência, em 1956,  no zoológico do Rio de Janeiro, havia nascido o primeiro rinoceronte em cativeiro da América do Sul, o Cacareco.

O zoológico de São Paulo foi inaugurado em março de 1958, com a presença do Cacareco, e nesse mesmo ano o jornalista Itaboraí Martins decidiu lançar a candidatura do animal para o cargo de vereador das eleições que aconteceriam em 4 de outubro de 1959. Em pouco tempo, a campanha atingiu os muros da cidade, a televisão e tiveram até "santinhos" defendendo a candidatura do rinoceronte. Inclusive, os eleitores criaram uma música que dizia: "cansados de tanto sofrer e de levar peteleco agora vamos responder".

Segundo a Assembleia Legislativa de SP, Cacareco recebeu cerca de 100 mil votos. Para se ter uma ideia, o partido mais votado, com todos os seus 45 candidatos, totalizou pouco mais de 94 mil votos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.