A chuva veio e diminuiu as queimadas no Sudeste do Brasil. Pela primeira vez em 28 dias, o mapa de risco de São Paulo não registrou nenhum foco de incêndio, segundo a Defesa Civil Estadual.
Ainda assim, a situação de São Paulo ainda é de atenção, pois boa parte do interior segue na cor roxa (em emergência), o nível mais alto de risco. Nos próximos dias, o cenário será este em todo o estado.
Neste sábado (21), dois focos de incêndio tiveram início no interior, mas foram rapidamente controlados. As equipes, agora, trabalham para evitarem que as cenas das últimas semanas se repitam, quando o estado foi tomado por queimadas e pela fumaça.
Em São Paulo, atualmente, a situação de melhora é bem diferente da que é enfrentada em outras partes do país. No Amazonas, mais de 400 mil pessoas já foram afetadas pelas secas dos rios.
Em Goiás, um incêndio destruiu mais de 1 mil hectares do Parque Estadual Dos Pirineus, equivalente a 37% da área preservada. O fogo só foi controlado hoje.
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), só nos últimos dois dias, foram registrados 2.620 focos de incêndio no Brasil, mais de 70% no Norte e Centro-Oeste, principalmente no Pantanal e na Amazônia. Mais de 11 milhões de hectares foram destruídos pelo fogo em todo o país neste ano.