São Paulo e Rio de Janeiro são as únicas cidades brasileiras que figuram entre as 100 melhores do mundo, de acordo com o levantamento anual “World's Best Cities”, tido como um dos mais completos pela imprensa internacional. O ranking é liderado por Londres, a capital britânica.
Em 33º lugar, a maior cidade do Brasil é vista pelo levantamento como um centro cosmopolita, devido ao mundo estar nela, só que todos falam português. O ranking também destaca que a metrópole é conhecida pelos arranha-céus, trânsito, poluição e constantes chuvas, o que é compensado por outros quesitos, como a gastronomia e cenário cultural.
“Com a maior população de descendentes de italianos fora da Itália, a maior comunidade de descendentes de japoneses fora do Japão e uma grande comunidade do Oriente Médio alimentada principalmente por imigrantes libaneses e sírios, as delícias culinárias são um dado adquirido”, diz o levantamento.
Inclusive, a capital alcançou o terceiro lugar no que diz respeito aos restaurantes, à frente de Londres e Nova Iorque, além da quarta posição no cenário cultural, devido à diversidade em shows e festivais que movimentam multidões.
Rio de Janeiro
Já o Rio de Janeiro ocupa a 54º posição, classificada pelo ranking como “tropical e sexy”. Além disso, o levantamento destacou a vida noturna da “cidade maravilhosa”, principalmente por causa do samba, um dos símbolos do Brasil.
“A Lapa é o badalado bairro repleto de clubes de música ao vivo. Nos fins de semana, a festa transborda para a rua, apenas reforçando o ranking da cidade como a 32ª melhor vida noturna do planeta, junto com seu ranking das 10 melhores em cultura”, analisou.
A natureza também é descrita pelo levantamento, com destaque para as “montanhas exuberantes que se elevam aos céus”, uma das quais, no Morro do Corcovado, há o Cristo Redentor. As belíssimas praias também foram citadas.
Londres, Paris e Kiev
Quanto a líder do ranking, Londres foi descrita como a “capital das capitais”, num contexto pós-Brexit e pandêmico. E a maior cidade britânica segue como a melhor do mundo pelo sétimo ano consecutivo. Paris apareceu na segunda posição.
Kiev, capital da Ucrânia, recebeu um título honorário de melhor cidade do mundo devido à “coragem e resiliência” em meio à guerra com a Rússia. O país liderado por Vladimir Putin foi classificado de “agressor assassino” pelo levantamento. Nesta terça-feira (24), o conflito no Leste Europeu completa um ano.