Ouvintes da Rádio BandNews FM denunciam aglomeração e espera de 2h na área de coleta de sangue da Santa Casa de São Paulo.
Os relatos apontam para um espaço sem ventilação e com poucos funcionários.
Procurada pela reportagem da Rádio BandNews FM, a Santa Casa de São Paulo diz que foram colocadas marcações de distanciamento nos assentos, mas que os próprios pacientes desrespeitam o espaçamento.
A instituição afirma ainda que os atendimentos são fracionados nos períodos da manhã e tarde para não aglomerar as pessoas, mas que os frequentadores não chegam no horário estabelecido.
A nota aponta também que o local é climatizado com ar condicionado e que destinou áreas específicas para doentes da covid-19 desde o início da pandemia.
Segue a nota completa:
Informamos que o ambiente apresentado é totalmente climatizado, possui ar condicionado central.
Vale ressaltar que os todos os equipamentos foram trocados durante a pandemia, devido a uma importante parceria com a iniciativa privada que investiu neste projeto.
O sistema de climatização segue as regras e normas da RDC 50 da Anvisa, da Lei 13589, a NBR- 16401 e a NBR- 7256, que regula o tratamento de ar em estabelecimentos de saúde.
Foram colocadas marcações de espaçamento nos assentos, mas os próprios pacientes retiram, não respeitando o distanciamento.
A instituição desde o início da pandemia, destinou áreas específicas para os pacientes da Covid-19 e manteve o atendimento aos pacientes com outras doenças graves, desta forma nesta área temos atendido um grande volume de pacientes, que necessitam da continuidade de seus tratamentos.
Outra medida importante é que fracionamos as agendas no decorrer da manhã ou da tarde para evitar aglomerações, mas os pacientes não respeitam a chegada dentro do horário estabelecido.
A Santa Casa de São Paulo, mantém seu compromisso de atender a população que mais necessita, esteve com suas portas abertas durante toda a pandemia, implantando novas áreas de atendimento e adaptando constantemente seus fluxos.
Ressaltamos a importância de orientar a população para que continue a adotar as medidas de prevenção a covid-19.