A Ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia decidiu, nesta sexta-feira (25), que o ex-ministro Ricardo Salles deve entregar seu passaporte à Polícia Federal. A informação é da colunista da BandNews TV Mônica Bergamo.
Com a decisão, o antigo titular do Meio Ambiente não pode deixar o Brasil. Intimada, a defesa do ex-ministro disse que irá cumprir com a decisão., mas informaram que ela era “desnecessária”.
O ex-ministro é um dos investigados da Operação Akuanduba, que apura possíveis exportações ilegais de madeira para os Estados Unidos e Europa, deflagrada em 19 de maio. A Polícia Federal apura crimes como corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando.
Suspeito de intervir no caso em favor de empresários do setor de madeira na Amazônia para modificar as regras e regularizar cargas de madeira apreendidas no exterior, ele declarou que a operação era “exagerada” e negou as irregularidades.
Na operação, o ministro Alexandre de Moraes havia autorizado mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Salles, inclusive a apreensão de seu aparelho celular, que terá a senha quebrada. O ex-ministro entregou o aparelho 19 dias após as buscas.