A inauguração da Sala Digital Band e Google, nesta quinta-feira (22), contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do prefeito da capital, Ricardo Nunes. Nos discursos, os gestores destacaram a importância do pioneirismo da estrutura instalada no Grupo Bandeirantes.
A Sala Digital, inicialmente criada para monitorar o interesse dos eleitores durante os debates na Band, em tempo real, no ano de 2018, passa a ser permanente. Dela, o nosso time monitora o interesse da população revelado em pesquisas on-line. Tudo o que as pessoas procuram no maior site de buscas do mundo é traduzido em painéis exclusivos.
“Cria-se mais uma camada muito útil para o cidadão. Obviamente, isso representa, também, um desafio para o jornalismo, um desafio de fazer o jornalismo em tempo real, de perceber onde está o anseio do cidadão e produzir conteúdo de qualidade, praticamente em tempo real”, analisou Tarcísio ao discursar no evento.
Para o prefeito Ricardo Nunes, a iniciativa de Band e Google se junta aos esforços públicos na democratização ao acesso à tecnologia e informação.
“Tudo isso [Sala Digital] é bacana, mas é para atender as pessoas que mais precisam. A gente tem que ter esse exercício, o tempo inteiro, a Band, o Google, o Tarcísio, cada um de nós, de estar buscando levar tecnologia, conhecimento, informação e diminuir a desigualdade social”, pontuou Nunes.
Uso da IA
Marcada pela tecnologia, a Sala Digital contará com a ajuda da inteligência artificial para compilar e fornecer dados para todos os veículos do Grupo Bandeirantes, o que permitirá uma análise ainda maior dos interesses do público.
Na cobertura eleitoral, o espaço mostrará o nível de interesse por candidatos, partidos e temas pertinentes à corrida. É importante lembrar que esses dados não refletem intenção de voto nem sentimento positivo e negativo; significam que os eleitores estão interessados em saber algo sobre cada candidato, partido ou assunto.