O novo estúdio da Sala Digital Band e Google, que será inaugurado oficialmente nesta quinta-feira (22), foi destaque no site Meio & Mensagem, especializado em comunicação e marketing. A publicação pontuou, entre outras coisas, o pioneirismo da parceria entre o Grupo Bandeirantes e a big tech.
“Embora tenha parcerias com mais de uma centena de veículos em todo o mundo, muitas delas atreladas ao desenvolvimento dos pilares de dados e aceleração digital, é a primeira vez que o Google leva o Trends para dentro de um veículo de comunicação, em uma esfera diferente da qual o público já conhece a ferramenta”, diz trecho da matéria publicada pelo Meio & Mensagem.
Na reportagem sobre a Sala Digital, o líder do Google News Lab no Brasil, Marco Túlio Pires, destacou a importância da ferramenta “Google Trends” ser aproveitada, pela primeira vez, por um veículo jornalístico.
“Existe a ferramenta público do Google Trends, a qual todas as pessoas têm acesso, mas o que estamos fazendo aqui é ampliar o modelo para que uma granularidade maior de dados seja ofertada e para que, pela primeira vez, isso possa ser consumido e aproveitado em tempo real por uma organização jornalística”, disse Pires.
A estreia da Sala Digital como estrutura permanente será na próxima quinta-feira (22), com entradas ao vivo, de onde jornalistas fornecerão informações a respeito das notícias mais quentes ou de dados específicos.
A Sala digital
A Sala Digital, inicialmente criada para monitorar o interesse dos eleitores durante os debates na Band, em tempo real, no ano de 2018, passa a ser permanente. Agora, os principais interesses do público serão analisados 24 horas por dia.
Mais moderno, o novo espaço contará com a ajuda da inteligência artificial para compilar e fornecer dados para todos os veículos do Grupo Bandeirantes, o que permitirá uma análise ainda maior dos interesses do público: o assunto mais debatido nos esportes, no entretenimento, na política, etc.
Sala Digital na corrida eleitoral
A Sala Digital é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Google. De lá nosso time monitora o interesse dos eleitores revelados em pesquisas on-line. Tudo o que as pessoas procuram no maior site de buscas do mundo são traduzidos em painéis exclusivos.
Os dados mostram o nível de interesse por candidatos, partidos e temas pertinentes à corrida eleitoral. Importante lembrar que esses dados não significam intenção de voto nem sentimento positivo e negativo. Significam que os eleitores estão interessados em saber algo sobre cada candidato, partido ou assunto.