Saiba quem são os ministros do STF e quem os indicou

O novo ministro, Cristiano Zanin, entrará na vaga deixada por Ricardo Lewandowski

Da redação, com BandNewsTV

STF torna constitucional cálculo que reduz pensão por morte no INSS
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O advogado Cristiano Zanin toma posse na tarde desta quinta-feira (03) e irá ocupar a vaga do ministro aposentado, Ricardo Lewandowski. Com isso, o presidente Lula soma três indicações durante seus mandatos. Vamos entender melhor como é atualmente a composição no Supremo Tribunal Federal.

O STF possui 11 ministros. Para ocupar a vaga existem alguns pré-requisitos, como ser indicado pelo Presidente da República, depois disso, ser sabatinado pelo Senado. Precisa ter entre 35 e 75 anos. Ter entendimento jurídico e reputação ilibada. O Supremo é dividido em duas turmas.

Veja quem ocupa as cadeiras atualmente no STF, quando e por quem foram indicados

Ministros do STF (Foto: Reprodução/BandNews TV)

O Ministro Gilmar Mendes foi indicado em 2002 por FHC. A ministra Carmén Lúcia, foi indicada em 2006, no primeiro mandato de Lula. Já no segundo mandato dele, em 2009, Dias Toffoli foi o indicado. 

Luiz Fux, ocupou o cargo em 2011, com indicação de Dilma Rousseff. Durante seu mandato, ela fez mais três indicações. Ainda em 2011, Rosa Weber, em 2013 Luís Roberto Barroso e em 2015 Edson Fachin.

O ministro Alexandre de Moraes foi indicado também em 2015, mas na gestão de Michel Temer. Durante o governo de Jair Bolsonaro, Nunes Marques foi indicado em 2020 e André Mendonça em 2021. Agora no terceiro mandato de Lula, Cristiano Zanin é o terceiro ministro que foi indicado à vaga no STF.

Cristiano Zanin (Foto: PT)

O presidente Lula ainda terá a missão de indicar mais um nome nos próximos meses com a chegada da aposentadoria da ministra Rosa Weber que completará 75 anos em outubro desse ano. Além disso, haverá também a escolha de um novo presidente para o STF, já que a ministra também ocupa o cargo.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.