Para 2024, a Polícia Civil de São Paulo inicia o ano com 15 criminosos na lista de mais procurados do estado. A maior parte é buscada por homicídio. Latrocínio, tráfico, organização criminosa, lavagem de bens e extorsão mediante sequestro também estão entre os crimes.
Há dois integrantes em comum com a lista de mais procurados do Brasil, criada em 2020 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública: André do Rap e Maria do Pó.
O primeiro é apontado como um dos chefes do PCC (Primeiro Comando da Capital) está foragido desde 2020, após ter sido solto por um habeas corpus por decisão de Marco Aurélio Mello, então ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).
André do Rap é considerado o principal elo entre o PCC e a máfia italiana 'Ndrangheta, que controla a distribuição de cocaína na maior parte da Europa. O foragido também aparece na lista de criminosos procurados pela Interpol.
Já a única mulher nas duas listas, Sônia Aparecida Rossi ou a Maria do Pó, está foragida há 17 anos. Considerada a maior traficante de cocaína da região de Campinas (SP), ela fugiu em 2006 da Penitenciária Feminina Sant'Ana, em São Paulo, sem deixar vestígios.
O ranking é quase o mesmo de 2023. Ligado ao PCC, o traficante, Valter Lima Nascimento - também conhecido como Guinho ou Zoinho - foi preso em janeiro deste ano pela Rota, a tropa de elite da Polícia Militar em São Paulo.
Guinho simplesmente deixou a lista online da Polícia Civil sem aparecer como capturado. Os dois últimos capturados que figuram no levantamento da Civil são Paulo Cupertino, de 53 anos, e William Ambrosio, de 29 anos, presos no ano passado.
Cupertino é acusado de triplo homicídio. Vídeos de câmera de segurança mostram quando o empresário atirou contra o ator Rafael Miguel e seus pais, em 9 de julho de 2019.
De acordo com o Ministério Público, o crime teria sido motivado por Cupertino não aceitar o namoro da filha, Isabela Tibcherani, com o artista. O empresário deve ir a júri popular, mas ainda não há data para o julgamento.
Já William é acusado de múltiplos roubos e suspeito de integrar organização especializada no crime. Entre outros, era procurado por levar R$ 50 mil em joias com outras duas pessoas da casa de uma pessoa idosa.
Mais procurados pela Polícia Civil - SP
- André de Oliveira, o André do Rap - 46 anos - Procurado por tráfico e tráfico internacional de drogas
- Caio Rodrigues - 29 anos - Homicídio
- Ricardo Oliveira Diniz - 32 anos - Homicídio
- Marcos Guerreiro - 49 anos - Homicídio qualificado
- Horácio Nazareno - 34 anos - Homicídio e estupro
- Cícero Oliveira dos Santos, o Nego - 44 anos - Latrocínio (roubo seguido de morte) e homicídio
- Sonia Aparecida Rossi, a Maria do Pó - 63 anos - Tráfico de drogas
- Fabrício Pazini Aguiar Sousa - 27 anos - Extorsão mediante sequestro com resultado morte
- Wellington Rodrigues - 46 anos - Homicídio, roubos e motim de presos
- Willian Gaona Bezerra - 52 anos - Extorsão mediante sequestro
- Luis Marcos de Medeiros - 61 anos - Homicídio, roubos e motim de presos
- Marco Rodolfo Rodrigues Ortega - 50 anos - Extorsão mediante sequestro
- Sandoval Amadeu Lopes - 35 anos - Homicídio
- Diego Fernando Mendes - 34 anos - Latrocínio (roubo seguido de morte)
- Marcos Roberto de Almeida - 53 anos - Organização criminosa e lavagem de dinheiro
Capturados
- Paulo Cupertino - 53 anos - Capturado em 2022. Acusado de matar pais e ator Rafael Miguel em 2019. Irá a júri popular.
- Gilberto Eric Rodrigues - 35 anos - Capturado em 2021. Ex-PM condenado a 125 anos de prisão por participar de chacina que deixou 7 mortos e 2 feridos na Zona Sul de São Paulo.
- Everton Guimarães - 34 anos. Capturado em 2021. Acusado de matar PM Juliane dos Santos Duarte em 2018 em Paraisópolis.
- Davi Marques dos Santos - 46 anos. Capturado em 2021. Considerado um dos maiores ladrões de bancos do país.
- William Ambrosio - 29 anos. Capturado em 2022. Acusado de participar de quadrilha especializada em roubos.
- Aurelito Borges - 55 anos - Capturado em 2021. Condenado a 21 anos e quatro meses de prisão por homicídio de estudante em 2008. Fugiu durante o próprio julgamento.