Saiba quem é o palestino que surpreendeu Israel e ameaça guerra regional

Mohammed Deif, 58 anos é comandante das Brigadas Izz ad-Din al-Qassan, o braço militar do Hamas.

Por Moises Rabinovici

Mohammed Deif
Reprodução

O novo herói palestino é o arquiteto da invasão que surpreendeu Israel e está ameaçando uma guerra regional no Oriente Médio: Mohammed Deif, 58 anos, comandante das Brigadas Izz ad-Din al-Qassan, o braço militar do Hamas.

Deif sobreviveu a sete tentativas de assassinato, e num deles perdeu um olho; num bombardeio israelense, em 2014, perdeu a esposa e o casal de filhos de 7 e 3 anos; e no bombardeio dos últimos dias, perdeu o irmão, dois outros familiares e a casa do pai. 

Ele é tão arisco e esquivo que o conhecem por "O Homem das Sombras", em Gaza. Pouco sai de seu esconderijo, não usa celular e dele só existem três fotografias, uma aos 20 anos, outra mascarado e uma só de sua sombra.

O "Homem das Sombras" falou ao povo palestino, iniciado o ataque contra Israel: "Nós nos preparamos para essa batalha por dois anos. Todos os dias o ocupante invade nossos vilarejos, vilas e cidades na Cisjordânia; mata, fere, destrói e detém. Ao mesmo tempo, confisca milhares de acres de nossas terras, arranca nosso povo de suas casas para construir assentamentos, enquanto seu cerco criminoso continua em Gaza."

Deif só compartilhou seu plano com o líder do Hamas, Yehya Sinwar. Ao líder do Irã, ayatollah Ali Khamenei, apenas informou que um grande ataque a Israel estava em gestação. Formado em ciências em Gaza, produziu algumas bombas e elaborou os túneis de invasão abaixo da fronteira israelense. Foi prisioneiro de Israel por 16 meses em 1989.

O discurso de Deif foi retransmitindo por rádios com o ataque desfechado: "À luz da orgia da ocupação e de sua negação das leis e resoluções internacionais, e à luz do apoio americano e ocidental e do silêncio internacional, decidimos pôr fim a tudo isto". Foto do Homem ds Sombras e sua sombra.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.