Nesta sexta-feira (9), uma aeronave de modelo ATR-72-500 decolou da cidade de Cascavel, no Paraná, com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e caiu em Vinhedo, na região de Campinas.
De acordo com informações disponibilizadas no site da empresa ATR – companhia francesa que atua na fabricação de aeronaves –, o modelo 72-500, utilizado pela Voepass, é um bimotor e turboélice, ou seja, que utiliza pás ou hélices na rotação do motor para dar tração a aeronave.
Com uma envergadura de 27 metros, o ATR-72-500 pode operar com um limite de 74 assentos em sua configuração máxima. A velocidade máxima de cruzeiro, quando o avião está em trânsito nos céus, é de 511 km/h. No total, esta aeronave tem uma autonomia de 1.324 quilômetros.
Para decolagem, o peso total que o avião pode ter a bordo é de 7 mil quilos. No total, a contar com o peso da aeronave, uma decolagem com o ATR-72 pode chegar até a 21.500 quilos.
Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para sair do solo, é necessário que este modelo tenha uma velocidade mínima de 210 km/h.
Sobre o acidente
Um avião com 61 ocupantes caiu por volta das 13h30 desta sexta-feira (9) em Vinhedo, cidade da região de Campinas, no interior de São Paulo. Segundo a Defesa Civil estadual, a queda ocorreu no quintal de casas e provocou um incêndio. Não houve sobreviventes.
Vídeos obtidos pela Band mostram o momento do acidente e as chamas que tomaram conta da estrutura, dentro do Residencial Recanto Florido. A companhia VOEPASS Linhas Aéreas confirmou 57 passageiros e 4 tripulantes a bordo.