Saiba como tirar o RG digital para cães e gatos na cidade de SP

Documento, obrigatório desde 2011, ganhou versão online

Fernanda Borges no Jornal Metro

RG animal ganhou versão eletrônica na cidade de São Paulo Prefeitura de São Paulo
RG animal ganhou versão eletrônica na cidade de São Paulo
Prefeitura de São Paulo

Está disponível desde novembro do ano passado a versão digital do Registro Geral do Animal (RGA), documento obrigatório por lei desde 2011 para cães e gatos domésticos na cidade de São Paulo. Agora, os donos podem fazer a solicitação pela internet gratuitamente (veja o passo a passo abaixo).

A prefeitura da capital destacou que o documento foi repaginado para ficar mais atrativo e estimular a identificação dos cães e gatos do município.

A Lei 13.131/01, de autoria do vereador Roberto Tripoli, estabelece que os tutores de animais residentes no município providenciem, obrigatoriamente, o documento para os pets.

“O RGA criou uma identidade para esses animais. Se acharmos um cão ou gato abandonado na rua vamos saber quem é o cuidador e identificar”, explicou o vereador.

Vídeo: SP emite RG digital para cães e gatos

O serviço é gratuito e oferecido pela Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap). Ele funciona como uma carteira de identidade para bichos de estimação e é emitido para cães e gatos com idade superior a três meses.

O documento, timbrado e numerado, apresenta, além dos dados do animal, as informações sobre o tutor. Além disso, o animal registrado recebe uma plaqueta com o número do registro correspondente e deve usá-la permanentemente presa à coleira.

De acordo com a última estimativa populacional de animais domésticos (cães e gatos), realizada em 2015, a cidade de São Paulo conta com 2.684.771 animais domiciliados. Já o Sistema de Informação e Controle de Animais Domésticos (SICAD), da Secretaria Municipal de Saúde, conta com 2,1 milhões de registros de RGA.

Passo a passo para retirar o RGA

O RGA animal pode ser solicitado pela internet, clicando neste link. Depois, é só acessar a área “Animais – Como focos de dengue, pragas, animais silvestres e animais domésticos” em “Assuntos Em Destaque” e, em seguida, clicar em “Registro Geral do Animal (RGA) – Solicitar identidade do animal”.

É preciso fazer um cadastro apresentando os seguintes documentos:

  • RG e CPF do tutor;
  • Comprovante de residência atualizado em nome do tutor (emitido nos últimos 90 dias);
  • Foto do animal e comprovante de vacinação contra raiva.

Depois disso, é só escolher a praça de atendimento onde deseja retirar a plaqueta, confirmar os dados e aguardar a notificação da prefeitura informando que a mesma está pronta.

Já a carteirinha é digital e será encaminhada por e-mail para que o tutor tenha os dados do seu animal sempre à mão. Há também a possibilidade de baixar o arquivo, caso haja interesse em imprimir o documento.

Caso o munícipe prefira solicitar o RGA presencialmente, deve comparecer a uma das praças de atendimento da prefeitura e apresentar os documentos necessários.

Este texto foi originalmente publicado no METRO JORNAL

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais