Saiba como ajudar as vítimas afetadas pelas chuvas no litoral de São Paulo

Autoridades e organizações já estão com campanhas disponíveis para arrecadar donativos para as vítimas das chuvas nas cidades do litoral norte

Da Redação

Saiba como ajudar as vítimas afetadas pelas chuvas no litoral de São Paulo
Divulgação/ DER
Divulgação/ DER

As fortes chuvas que devastaram as cidades do litoral norte do estado de São Paulo causaram alagamentos, deslizamentos de terra, interdição de rodovias e a morte de pelo menos 65 pessoas (64 em São Sebastião e uma em Ubatuba), além de desalojados, desabrigados e um desaparecido.

Para prestar auxílio às vítimas dos temporais nas regiões de São Paulo, o governo do estado anunciou que o Exército vai ajudar nas operações de resgate e, também, contará com o apoio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, que anunciou que fará, de forma sumária, o reconhecimento de situação de emergência do município de São Sebastião. 

Além disso, as autoridades e organizações já estão com campanhas disponíveis para arrecadar donativos para as vítimas das chuvas nas cidades do litoral norte. Veja como ajudar:

Prefeitura de São Sebastião

Um grupo de voluntários se uniu à equipe do Fundo Social e ajuda na separação de donativos para as pessoas afetadas pelas chuvas torrenciais que atingiram São Sebastião, na madrugada deste domingo (19).

A força-tarefa de voluntárias faz a triagem das doações de roupas, calçados, alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas e infantis, água potável, roupas de cama e banho, produtos de higiene pessoal e limpeza, eletrodomésticos, camas, colchões e outros itens necessários para auxiliar as famílias e pessoas atingidas pelas chuvas.

As doações podem ser feitas na sede do Fundo Social da Prefeitura de São Sebastião, Rua Capitão Luiz Soares, 33, Centro e nas regionais municipais da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP). 

.Pontos de Arrecadação

Fundo Social da Prefeitura de São Sebastião

Rua Capitão Luiz Soares, 33, Centro. Telefone: (12) 3892-4991;

Regionais da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP)

Regional Centro

Rua João Cupertino dos Santos, 249, Centro. Telefone: (12) 3891-2050;

Regional Topolândia

Avenida Professor Dr. José Machado Rosa, 171. Telefone (12) 3893-1305;

Regional Costa Norte

Rua do Parque, 04, (12) 3861-1234;

Regional Maresias

Avenida Dr. Francisco Loup, 1.316. Telefone (12) 3865-7094;

Regional Boiçucanga

Avenida Walkir Vergani, 36. Telefone (12) 3865-1550;

Regional Juquehy

Rua Benedito Maurício Faustino, 101. Telefone (12) 3863-1473;

Regional Boraceia

Alameda Ribeirão Pires, 339. Telefone (12) 3861-1981.

Caraguatatuba

As doações serão recebidas no Centro Esportivo Municipal (CEMUG), localizado na Avenida José Herculano, 50 – Jardim Britânia.

CUFA

A Central Única das Favelas e a FNA-Frente Nacional Antirracista lançaram a Campanha S.O.S São Paulo e estão arrecadando donativos para as pessoas que ainda sofrem as consequências da catástrofe, em especial no litoral norte. Veja como doar. 

Via Pix: doacoes@cufa.com.br;

Via TED: CNPJ CUFA: 06.052.228/0001-01;

Bradesco - 237 Ag: 0087 C/C: 3582-3;

Itaú - 341 Ag: 0402 C/C: 17369-4;

Quem puder ajudar pode fazer doação de roupas, colchões e alimentos em qualquer CUFA de São Paulo. Principalmente nas que estão localizadas no Litoral Norte e Baixada Santista.

Telefone Coordenação Baixada Santista: (13)99720-2382

ONG Gerando Falcões 

A ONG Gerando Falcões vai fazer “matchfunding”, ou seja, colocando um real para cada real doado pela sociedade, com limite de R$ 1 milhão. O valor arrecadado será utilizado para compra de alimentos, roupas, colchões e kits de higiene

“Diante da situação gravíssima causada pelas fortes chuvas no litoral de São Paulo, a ONG Gerando Falcões está ativando a campanha #tamojunto para ajudar a população afetada pelas enchentes”, informou em comunicado. 

Pessoas físicas e jurídicas podem contribuir e fazer doações por meio do site https://gerandofalcoes.com/tamojunto/ ou fazer um depósito via Pix, o CNPJ da instituição é a chave: 18.463.148/0001-28.

Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha São Paulo iniciou nesta segunda-feira (20) uma campanha para a arrecadação de doações para as vítimas das chuvas que atingiram o litoral paulista.

São duas formas de participar da campanha:

  • Doações em dinheiro via Pix: soschuvas@cruzvermelhasp.org.br;
  • Doação de itens como água, alimentos não perecíveis, roupas e colchões na sede diretamente na sede da entidade: Avenida Moreira Guimarães, 699.

Fundo Social de São Paulo

O Fundo Social de São Paulo recebe doações para as vítimas das chuvas. As principais necessidades, segundo a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, são alimentos não perecíveis, água mineral e roupas limpas e em bom estado para uso.

As entregas podem ser feitas no depósito do FUSSP, localizado na Avenida Marechal Mario Guedes, 301, no Jaguaré, zona oeste da capital paulista. O recebimento das doações será realizado entre 8h e 17h. Após a arrecadação , as doações serão encaminhadas às cidades atingidas, pela Defesa Civil.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais