Rússia toma o controle da maior usina nuclear da Europa

Ucrânia confirma que a usina nuclear está sob ordens de comandantes das forças russas

Por Da redação

A Ucrânia informou neste domingo (06) à agência internacional de energia atômica que, apesar de os antigos funcionários ainda trabalhem no prédio, a operação da usina nuclear Zaporizhzhia, a maior da Europa, está sob ordens de comandantes das forças russas

Boa parte do sistema de comunicação do local, como internet e telefone, foi cortado. Na noite da última quinta-feira, as imagens do ataque contra alguns prédios dessa usina, até com um princípio de incêndio, causaram temor pelo mundo. Mas não houve qualquer acidente nuclear.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez novo pronunciamento em que se dirigiu ao povo russo e pediu que eles se posicionem contra a guerra. “Cidadãos russos, essa não é só a luta pela paz na Ucrânia, mas pela riqueza que vocês tinham no seu país. Se ficarem calados, a miséria que vai falar por vocês no futuro. Não fiquem calados”, declarou o presidente.

Ele voltou a afirmar que não se trata de uma operação militar nem é ocasional, mas uma invasão planejada. Segundo ele, os soldados russos capturados pelas forças ucranianas forneceram informações que reforçam essa tese. 

CORREDORES HUMANITÁRIOS FALHAM PELO SEGUNDO DIA SEGUIDO

A Câmara de Vereadores de Mariupol informou que a segunda tentativa de retirar civis da região ucraniana, programada para este domingo, falhou. 

Depois de uma fracassada tentativa de formar um corredor humanitário no último sábado por causa dos bombardeios, uma nova trégua havia sido acertada para este domingo. Segundo as autoridades, os ataques continuaram. Separatistas pró-Rússia e a Guarda Nacional da Ucrânia trocaram acusações sobre não respeitar o cessar-fogo.

A Rússia e a Ucrânia vão realizar nesta segunda-feira (7) uma terceira rodada de negociações. A informação foi confirmada pelo governo ucraniano em um post no Facebook, sem fornecer mais detalhes.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais