Após 47 anos, a Rússia se prepara para lançar uma missão com destino a Lua. Com decolagem prevista para a próxima sexta-feira (11), os russos buscam explorar os recursos e estudar a estrutura interna do satélite natural da terra. O módulo que será lançado deverá permanecer por cerca de um ano na superfície lunar.
Segundo a agência de notícias Reuters, o lançamento ocorre em meio a uma corrida entre a Rússia e a Índia para o polo sul da Lua, que tem uma área com potencial para encontrar água e, consequentemente, uma futura presença humana. Há quatro semanas, os indianos enviaram uma missão para a Lua.
Ainda de acordo com a Reuters, o terreno acidentado na Lua dificulta o pouso, mas o polo sul é um destino valioso. Isso porque os cientistas acreditam que pode conter quantidades significativas de gelo para serem usados para extração de combustível e oxigênio, além de água potável.
O lançamento é a primeira missão do novo projeto lunar russo, o qual o presidente da Rússia, Vladimir Putin buscar fortalecer a relação no espaço com a China, após rompimento de laços com o Ocidente, segundo o site France 24.