Rússia marca eleição presidencial para março de 2024

Vladimir Putin ainda não anunciou a candidatura para um possível 5º mandato presidencial. Residentes das regiões ucranianas anexadas pela Rússia poderão votar no pleito

Da Redação

Bandeira da Rússia
Pixabay

O Conselho da Federação Russa (câmara alta do Parlamento) concordou por unanimidade a definição da data da próxima eleição presidencial do país, que foi marcada para 17 de março de 2024. 

“O Conselho da Federação Russa decidiu definir 17 de março de 2024 como a data para as eleições presidenciais (do próximo ano). A resolução entra em vigor na data de sua publicação oficial”, disse o Senado. 

“Com esta decisão, lançamos efetivamente o início da campanha eleitoral”, disse Valentina Matviyenko, chefe do Conselho da Federação. Segundo ela, os residentes das regiões de Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhya e Kherson anexadas pela Rússia participariam na votação.

Vladimir Putin, de 71 anos, ainda não anunciou se irá se candidatar para a reeleição, mas é esperado que anuncie a candidatura nos próximos dias, já que a data da do pleito eleitoral foi definida. 

Segundo as reformas constitucionais realizadas em 2020, ele é elegível para concorrer a mais dois mandatos de seis anos depois que o atual expirar no próximo ano.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.