Rússia e Ucrânia suspendem reunião e remarcam negociação para terça

Para um negociador ucraniano, a comunicação entre os países acontece, mas é “difícil”

Da redação com BandNews TV

Reunião entre Rússia e Ucrânia foi suspensa Reprodução redes sociais
Reunião entre Rússia e Ucrânia foi suspensa
Reprodução redes sociais

A reunião entre representantes russos e ucranianos desta segunda-feira, 14, foi suspensa e adiada para amanhã. O principal negociador da delegação da Ucrânia, Mykhailo Podolak, pelas redes sociais, informou uma “pausa técnica nas negociações”.

Segundo Podolak, assessor do presidente Volodymyr Zelensky, a suspensão foi necessária para haver um trabalho adicional, além de uma clareza maior nas definições sobre as informações debatidas. Para ele, a “comunicação é difícil”.

“As partes expressam ativamente suas posições especificadas. A comunicação está sendo realizada, mas é difícil. A razão para a discórdia é sistemas políticos muito diferentes. A Ucrânia é um diálogo livre dentro da sociedade e um consenso obrigatório. A Rússia é um ultimato de supressão de sua própria sociedade”, escreveu Mykhailo Podolak no Twitter. 

A postagem não confirmou se já houve um acordo entra as partes. O horário da reunião de amanhã ainda não foi divulgado.

Exigências da Rússia e Ucrânia

Até então, o que se sabe é que a Rússia exige, além do fim da expansão da Otan, o comprometimento da Ucrânia em documentar um status de não adesão a nenhum bloco e realizar um referendo sobre isso.

Moscou ainda pediu o reconhecimento, por parte do governo ucraniano, de regiões dominadas por separatistas, Donetsk e Luhansk, cidades que se autodeclaram republicas populares pró-Vladimir Putin.

Outra exigência do governo russo diz respeito a Moscou não devolver a Península da Crimeia à Ucrânia, anexada pelo Kremlin na crise de 2014. Kiev, porém, pediu um cessar-fogo imediato, além das retiradas das tropas russas do país.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais