Rússia diz ter capturado cidade portuária ucraniana de Mariupol

Em reunião com o ministro da Defesa, Putin ordenou que os militares russos cancelem os planos de invadir a usina siderúrgica de Azovstal

Por Beatriz Ferrete

Vladimir Putin declarou nesta quinta-feira (21) que a Rússia tomou o controle da cidade portuária de Mariupol, no sudeste da Ucrânia. Em reunião com o ministro da Defesa, o presidente ordenou que os militares russos cancelem os planos de invadir a usina siderúrgica de Azovstal, último bolsão de resistência ucraniana, onde cerca de 2 mil combatentes continuam escondidos.

Declarando efetivamente a vitória na cidade depois de quase dois meses de cerco, Putin disse que não havia sentido em tentar erradicar os defensores barricados e pediu um bloqueio total da zona industrial para que, nas palavras dele, “nem mesmo uma mosca possa passar”. As autoridades ucranianas ainda não se manifestaram.

Mariupol, que tinha 400 mil habitantes, está sitiada e sob forte bombardeio desde os primeiros dias da guerra. A cidade foi palco dos combates mais pesados e da pior catástrofe humanitária do conflito. A Ucrânia diz que dezenas de milhares de civis morreram. Cerca de 90% dos edifícios foram destruídos ou danificados, e metade da infraestrutura local não tem mais conserto.

Podcast: Entenda o novo momento da Guerra na Ucrânia

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais