Rússia diz que não planeja fazer novos cortes de gás para a Europa

Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, disse que o sistema de pagamentos em rublos pelo gás natural russo está funcionando

Reuters

A Rússia disse, nesta quinta-feira (09), que não espera cortar o fornecimento de gás para mais clientes da Europa. A declaração foi dada por Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin. Segundo o governo, os planos russos de fazer os compradores pagarem em rublos funciona conforme o planejado.

“O sistema está funcionando. Quem recebe o gás está trabalhando sob o novo sistema”, disse Peskov em sua teleconferência diária com repórteres. Questionado sobre novos cortes de gás para a Europa, o porta-voz respondeu: “Não”.

A Gazprom, maior empresa de energia da Rússia, cortou o fornecimento à Orsted, da Dinamarca, e à Shell Energy por fornecer gás à Alemanha, que está sob sanções de Moscou. Também há medidas contra a holandesa GasTerra junto com a Bulgária, Polônia e Finlândia. Os países se recusaram a pagar o gás russo em rublos.

Os pagamentos de gás sob o novo modelo, estabelecido em resposta às sanções ocidentais devido à guerra na Ucrânia, eram devidos em abril e maio.

Empresas da Alemanha, Itália e França disseram que se envolveriam com o esquema de pagamento de Moscou para garantir que possam manter os suprimentos. A Europa planeja reduzir, gradualmente, a dependência energética de combustíveis fósseis da Rússia nos próximos dois anos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.