Rússia acusa Ucrânia de atacar depósito de petróleo

A instalação fica na cidade de Belgorod, que faz fronteira com a Ucrânia, perto de Kharkiv

Por Thais DiasJamil ChadeBeatriz Ferrete

A Rússia acusou a Ucrânia de ter realizado um ataque aéreo contra um depósito de petróleo russo nesta sexta-feira (1º). A instalação fica na cidade de Belgorod, que faz fronteira com a Ucrânia, perto de Kharkiv.

O governador regional da cidade atingida afirmou que o depósito foi atingido por dois helicópteros militares da Ucrânia depois que sobrevoaram a região em baixa altitude. 

Ele também disse que dois trabalhadores ficaram feridos, enquanto algumas áreas da cidade foram esvaziadas por precaução. 

A Ucrânia ainda não se manifestou. O Kremlin emitiu um comunicado dizendo que a ação pode atrapalhar as negociações de paz. 

Vídeo: Rússia acusa Ucrânia de atacar depósito de petróleo

Cerca de 52 ônibus começaram a retirar civis de Mariupol, na Ucrânia, nesta última quinta-feira (31). São mais de 100 mil pessoas que ainda aguardam para poder sair da cidade, que fica no sudoeste do país. 

“Há uma enorme desconfiança que essa retirada seja apenas estratégica, apenas para reposicionar os soldados, as tropas, para eventualmente lançar uma nova rodada de ataques. Por isso o ataque sobre abastecimento é fundamental. Sem abastecimento não há guerra”, explica Jamil Chade, correspondente do Grupo Bandeirantes.   

Após 37 dias de guerra, a Ucrânia diz que as forças russas mataram 148 crianças, lançaram mais de 1.350 mísseis e destruíram 15 aeroportos. 

Novo encontro

De forma virtual, as delegações dos dois países voltam a se reunir nesta sexta-feira (1º) para discutir o fim do conflito. 

Na última terça-feira (29), os representantes de Rússia e Ucrânia conseguiram avançar em alguns aspectos e Moscou prometeu reduzir “drasticamente” os ataques a Kiev.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais