Rodrigo Pacheco terá apoio do PT e de Bolsonaro para presidência do Senado

Pacheco terá apoio do PT e de Bolsonaro no Senado

Da Redação, com Jornal da Band

A bancada do PT decidiu, nesta segunda-feira (11), apoiar Rodrigo Pacheco para a presidência do Senado. O candidato do DEM também é o preferido do presidente Bolsonaro. As informações são do Jornal da Band.

O demista é apoiado pelo atual presidente de casa, Davi Alcolumbre. Com a decisão do PT, a aliança do candidato do DEM conta com cinco partidos, entre eles o Republicanos, de Flavio Bolsonaro.

O PT explicou em nota que alianças com partidos ideologicamente divergentes se dá exclusivamente para a eleição da Mesa Diretora. O principal adversário de Pacheco vai sair do MDB, que tem a maior bancada da Casa. Simone Tebet e Eduardo Braga são os mais cotados.

Quem quer que seja o escolhido dentro do MDB, vai ter que correr atrás do apoio de partidos que ainda não se posicionaram , como Podemos e PSDB, que juntos somam 15 senadores.

Na Câmara, o movimento do PT é oposto: com a maior bancada, com 52 deputados, o partido vai compor a aliança de Baleia Rossi, do MDB, apoiado por Rodrigo Maia e rival do candidato governista Arthur Lira, do Progressistas. Numa tentativa de garantir os votos da esquerda, Baleia Rossi esclareceu a declaração de que seria contrário à análise de um pedido de impeachment.

“Eu acho que não podemos fazer o exercício de futurologia. Quando eu for presidente, nós vamos fazer a análise dentro da constituição. É prerrogativa do parlamento e não podemos abrir mão de nenhuma”, disse Rossi.

Arthur Lira passou a manhã em Brasília e voltou a acusar Maia e Baleia Rossi de intimidar adversários com demissões da Mesa Diretora.

“Nós estamos recebendo relatos de deputados que tiveram pessoas que foram demitidas sem explicação. Isso não é Câmara livre, é troca clara de ideologia por espaço político”, acusou.

As eleições no Congresso e Senado estão marcadas para 1º de fevereiro.

Mais notícias

Carregar mais