Rita Lee foi presa no último show da carreira; relembre

Rainha do Rock subiu aos palcos pela última vez em 2012 e foi detida por desacato; cantora morreu aos 75 anos na noite de segunda-feira (8)

Por Luiza Lemos

Morre Rita Lee aos 75 anos; Rainha do Rock foi diagnosticada com câncer em 2021
Divulgação

O último show de Rita Lee foi rebelde como a Rainha do Rock era. A cantora, que morreu aos 75 anos na noite de segunda-feira (8), fez a última apresentação da carreira em Aracaju, Sergipe, em 2012. No fim do show, Rita Lee foi detida por policiais militares. 

A confusão entre plateia e policiais gerou uma declaração de Rita, que culminou na prisão da cantora. “Olha, se a polícia bater, eu vou falar para o Brasil inteiro, denuncio e processo. Isso é força brutal. Vocês não têm o direito de usar a força na ‘meninada’ que não está fazendo nada. Cadê o responsável?”, questionou Rita, à época. 

"Eu quero falar, tenho o direito. Esse show é meu, não é de vocês. Esse show é minha despedida do palco e vocês continuam tendo que guardar as pessoas, não agredir”, pontuou Rita Lee.

Na sequência, Rita Lee falou contra os policiais e os chamou de ‘cachorros’. "Coitados dos cachorros. Cafajestes. Vocês estão fazendo de propósito. Eu sou do tempo da ditadura. Vocês pensam que eu tenho medo?”, afirmou. 

A Rainha do Rock chegou a ser presa, mas foi solta pela então vereadora Heloísa Helena (Psol), que assistia ao show e assinou o boletim de ocorrência em favor de Rita Lee. Ela chegou a ser processada por danos morais contra 35 policiais que estavam na confusão. Apesar disso, ela foi absolvida pela Justiça do Sergipe.

Rita Lee é a Rainha do Rock

Rita Lee nasceu e cresceu em São Paulo. Na adolescência, a artista começou a se interessar por música e em 1963 começou a carreira no Teenage Singers, com pequenos shows em festas colegiais. Três anos depois, ela entrou na banda Os Mutantes, cantando ao lado de Arnaldo Baptista e Sérgio Dias. 

A banda fez grande sucesso em festivais de música popular brasileira e, acompanhada dos componentes, Rita Lee fez álbuns solo. Em 1972, Rita saiu do grupo e se consagrou nacionalmente com a banda Tutti Frutti e em carreira solo, ao lado do marido e companheiro até o fim, Roberto de Carvalho. 

Rita só se aposentou em 2012 e seguiu em outros projetos. A cantora descobriu um câncer de pulmão em 2021 e entrou em remissão em abril de 2022. Em fevereiro deste ano, Rita foi internada com quadro delicado e fez exames e avaliações. Rita morreu aos 75 anos em nove de maio de 2023. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.