Rishi Sunak será próximo primeiro-ministro do Reino Unido

Ex-ministro das Finanças ainda precisa ser convidado pelo Rei Charles III antes de ser considerado oficialmente premiê

Da Redação, com agências

Rishi Sunak deve ser o próximo líder do Partido Conservador e primeiro-ministro do Reino Unido. Aos 42 anos de idade, o ex-ministro das Finanças prepara-se para vencer a corrida interna da sigla para a escolha do sucessor de Liz Truss.

Sunak ainda precisa ser convidado pelo monarca britânico, o Rei Charles III, antes de ser considerado oficialmente premiê, mas esse procedimento é considerado uma formalidade.

A vitória de Sunak é agora praticamente certa, depois de Penny Mordaunt, porta-voz do governo na Câmara dos Comuns e antiga ministra da Defesa, ter desistido da corrida, numa mensagem publicada no Twitter. Penny Mordaunt não conseguiu os cem apoios de deputados, requisito obrigatório para participar na eleição. Por outro lado, Sunak teria conseguido mais de 200 apoios.

Sendo o único candidato, o antigo chancellor foi declarado vencedor pouco depois das 14h, no horário local, por Graham Brady, líder grupo parlamentar conservador, que organiza a votação.

Rishi Sunak tinha sido derrotado por Truss na eleição interna anterior dos conservadores, para a escolha do sucessor de Boris Johnson. Apesar de ter vencido todas as votações entre os deputados, o ex-ministro não recebeu o apoio maioritário dos militantes do Partido Conservador.

Liz Truss renunciou aos postos de líder do Partido Conservador e de primeira-ministra do Reino Unido no dia 20 de outubro, abrindo novamente eleições para o cargo. A última eleição havia sido definida há pouco mais de um mês, no dia 5 de setembro.

Rishi Sunak, primeiro hindu e não-branco a liderar um governo britânico, só entrou no Parlamento em 2015, mas em 2020 já era ministro das Finanças e favorito ao lugar de Boris Johnson. 

Jovem, discreto e tecnicamente competente, teve de se defender dos opositores internos e externos por ser “muito rico para primeiro-ministro” e perdeu, para a economia de “conto de fadas” de Truss. Agora, será o primeiro filho de imigrantes a ocupar o cargo. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais