A Prefeitura do Rio suspendeu a aplicação da segunda dose da CoronaVac por 10 dias na cidade. O reforço do imunizante está restrito a acamados e idosos com mais de 70 anos.
A medida ocorre por conta da falta de novas doses do imunizante. Segundo o anúncio, o estoque esgotou, mesmo mantendo a reserva técnica. Apesar do envio de novas remessas neste fim de semana, a quantidade não é suficiente para contemplar todas as faixas etárias que receberam a primeira aplicação.
Outras 12 cidades do Rio de Janeiro, entre elas, Duque de Caxias, Niterói, Maricá e Nova Iguaçu também tiveram a imunização com doses da vacina fornecida pelo Instituto Butantan suspensas, segundo a repórter Agatha Meirelles, na BandNews TV.
Ainda segundo a Prefeitura do Rio, pelo cronograma do Ministério da Saúde, não haverá reposição do estoque do imunizante em quantidade suficiente antes do prazo estipulado.
Na última terça-feira (27), o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, havia garantido que a cidade tinha estoque para manter a aplicação da segunda dose da CoronaVac.
Já a vacinação de primeira e segunda doses com a vacina Oxford/AstraZeneca continua normalmente e teve seu calendário antecipado pela chegada extra de novas doses.