Rio recebe testes para a Covid-19 e lancará app de autonotificação

Da Redação, com BandNews FM

O material foi doado pelo grupo de empresários União Rio Divulgação/Prefeitura do Rio
O material foi doado pelo grupo de empresários União Rio
Divulgação/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio recebeu 10 mil testes rápidos para a Covid-19 que vão ser começar a ser usados a partir desta segunda-feira (11). O material foi doado pelo grupo de empresários União Rio. A meta é fazer 450 mil testagens na população carioca até o final do primeiro trimestre deste ano. As informações são da BandNews FM Rio

Os testes vão ser distribuídos em todas as Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde da cidade e devem ser usados em pessoas com até sete dias do início dos sintomas. 

A Secretaria Municipal de Saúde também anunciou, para esta segunda-feira (11), o lançamento de um aplicativo de autonotificação da Covid-19. Por meio da tecnologia e do telefone da Central da prefeitura, pelo número 1746, as pessoas vão poder informar se estão com algum sintoma da Covid-19, como dificuldade respiratória, perda de olfato ou paladar. 

Após a autonotificação, as equipes das Clínicas da Família vão entrar em contato com esse paciente e vão definir se ele vai precisar fazer o teste e se é necessário fazer o rastreamento dos contactantes. 

Em entrevista à BandNews FM, o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse que a expectativa é que o aplicativo ajude a traçar ações de bloqueio à doença na cidade. 

Neste domingo (10), começou a distribuição de seringas e agulhas para as unidades básicas de saúde poderem começar a campanha de vacinação da Covid-19. Soranz também afirmou que a Secretaria Municipal de Saúde tem feito a avaliação do sistema de logística para distribuição da vacina. 

A prefeitura espera que a vacinação comece entre os dias 20 e 25 de janeiro. No sábado, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou que vai seguir a programação do Plano Nacional de Vacinação, não sendo mais necessária a compra direta do imunizante pelo Instituto Butantan. 

Mais notícias

Carregar mais